Pagina Inicial      

Nota Autobiografica       

Plano de Acção         

Curriculum Vitae

Forum    

Outros Documentos    
Plano de Acção
Nota Introdutória:

Assumi e respeitei, com humildade democrática e responsabilidade institucional, os resultados do anterior processo conducente à Eleição do Reitor da Universidade de Évora, no qual fui candidato. Desses resultados, retirei as devidas ilações e propus-me acolher as consequências para que apontaram, ou seja, de assumir uma atitude activa de inclusão, que garanta a capacidade de assimilar diferentes pontos de vista, de juntar esforços, de agregar contribuições e de construir, em comum, um futuro para a nossa Universidade.

Dialoguei com todos os outros candidatos. Integrei no projecto que vos propus aspectos para que os conselheiros e senadores apontaram nas anteriores audições do Conselho Geral e Senado; esclarecimentos de pontos menos aflorados e de temas relevantes que surgiam mais diluídos; e contributos, críticas e sugestões que recolhi de alguns de vós em resultado do debate que promovi na academia.

Candidatura a Reitor

Carlos Alberto Falcão Marques
Apresento-vos um projecto enriquecido, mais sucinto e focado nas questões essenciais que podem constituir um ponto de partida para orientar o caminho que proponho para a Universidade para os próximos quatro anos de onde todos, na nossa natural diversidade de opiniões e projectos, podemos partir e participar na construção do nosso futuro colectivo.

Está organizado em quatro secções, para além desta introdução. Na primeira pretende-se que percebamos onde estamos, com base no diagnóstico do Conselho Geral, e onde queremos estar no futuro. As duas intermédias sintetizam como podemos lá chegar, isto é, as principais orientações estratégicas que para isso temos que prosseguir e os modelos operacionais de que temos que dispor para nos guiar. A finalizar, a conclusão, sintetiza o meu olhar ideológico sobre o contexto e as orientações da gestão que vos proponho para o futuro próximo. Entendo uma candidatura a Reitor da Universidade como resultante de uma reflexão profunda sobre a missão, de um criterioso e exaustivo da organização e da sua envolvente, de uma avaliação das suas potencialidades e, por fim, de uma vontade e de coragem para protagonizar as mudanças necessárias para vingar ideias e projectos que garantam sustentabilidade. Considero que reúno os requisitos humanos e técnicos necessários para exercer as funções.

Conheço as dificuldades presentes e preparei-me para as enfrentar, liderando o conjunto das pessoas de valor, que compõem as diversas Unidades e Serviços da nossa Universidade. Sei que todos juntos seremos capazes de ultrapassar as situações adversas, actuais e futuras, e saberemos construir um futur mais promissor. É a hora, mais do que outra, de pelas pessoas e pela Universidade estarmos unidos. Parafraseando Jean Monet “Nada é possível sem as pessoas, nada é duradouro sem as instituições”.
Estrutura da apresentação

0. Nota Introdutória

1. Meta e Significado
Pontos de partida (2014) e de chegada (2017)

2. Orientação Estratégica
Identidade, Visão, Missão, Princípios e Valores, Prioridades, Desafios Globais,
Matriz Universal e Pluridisciplinar, Internacionalização, Cooperação Nacional
e Regional, Parcerias Estratégicas , Áreas-alvo, Captação de Recursos
Europeus, Nacionais e Regionais

3. Orientação Operacional
Organização e equipa, Gestão por Objectivos, Sistemas de informação e
Instrumentos de gestão, Gestão Financeira, Gestão de Pessoal docente e não
docente, Qualidade, Marketing, Comunicação e Imagem

4. Conclusão